sábado, janeiro 26, 2008

Melhores dos EUA (Uncle Sam also knows how to cook...)

A pesquisa sobre preciosidades gastronômicas também foi realizada em território estadunidense. Alguns importantes achados naquelas terras do norte:
[1] Brownie É indiscutível, os melhores são os oferecidos nos breaks dos eventos do Banco Mundial.
[2] Bolachinhas (para os cariocas: "biscoitos") crocantes: Não tem para ninguém: Dr. Kraker rules! São indescritivelmente gostosas, em vários sabores! Atenção: podem causar dependência! Cuidado comedores compulsivos!
[3] Bolos & afins O nome eu não lembro, mas fica em NYC, no Brookling, na Court St. O número deve ser 220. É no mesmo lado da calçada de um reustante tailandês que se chama Joya. Os muffins, bolos, cookies etc. são ótimos, os melhores de NYC e dos USA!
[4] Frutos do mar Caldo/creme de caranguejo, no Ferry Plaza Seafood. Fica num lugar super, super legal, o Ferry Building Marketplace. Lá, pode-se encontrar muita, muita coisa legal para comer, beber, beliscar, encher a barriga e lambuzar o bigode! ...

Melhores do Brasil

Foi realizada uma ampla pesquisa no País, envolvendo especialistas de várias áreas do conhecimento e, como não poderia deixar de ser, gastrônomos renomados. O concurso teve por objetivo identificar jóias da gastronomia brasileira pouco conhecidas. Segue a relação dos vencedores, por categorias.
[1] Pão de queijo: Posto Ipirangão, em Três Rios, Rio de Janeiro, às margans da BR-040;
[2] Brownie: Neper Café do Conjunto Nacional, em Brasília, DF;
[3] Coxinha de Galinha: Posto Ipiranga (talvez a bandeira tenha mudado), em Araranguá, na BR-101, no sentido FLP-POA;
[4] Pastel de palmito: Gula-gula do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, RJ;
[5] Salada de frutas: Hotel Sol Inn, em Barão Geraldo, Campinas, SP;
[6] Batida de frutas (com vodka ou cachaça): Barraca da Socorro, na praia, à noite, em Jeriquaquara, CE;
[7] Couvert: Figueira Rubayat, na Haddock Lobo, em São Paulo, SP;
[8] Isca de peixe: Casa da Lagosta, em Bombinhas, SC;
[9] Misto quente: Hotel Sol Inn, em Barão Geraldo, Campinas, SP.

Viabilidade

E será que somos viávies? O emaranhado jurídico que criamos, este monstro institucional chamado Brasil, tem futuro? Pelo sim e pelo não, vale olhar (e pensar) no filme do Sérgio Bianchi: Cronicamente Inviável. Ainda, infelizmente, atual. A teia de interesses que construímos, os pequenos interesses de cada um de nós, sempre a barrar uma mudança maior das "regras do jogo". E, lentamente, vamos avançando. Lentamente.... Aproveite e veja o filme! Não é fácil encontrá-lo, dá trabalho, mas está disponível am algumas locadoras das capitais. Por enquanto, nada de NetFlix por aqui!

Até quando esperar?

Há muito que a chuva parou. Há muito, muito mais, que os erros começaram, acumulam-se desde então. São 21h e 45min no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Meu vôo tinha horário de decolagem marcado para às 17h e 20minutos. Que houve? Chuva, muita chuva. Mas não só... o aeroporto só funciona com uma pista, pois a outra está em reformas. Além disso, a pista que "funciona" tem deficiências e é fechada quando chove. O que mais chama a atenção? As caras das pessoas. Estão todos acostumados! Estamos todos acostumados! A incompetência generalizada, a ineficiência, as coisas erradas, os erros, as falhas e faltas recorrentes são nossas companheiras. Boa noite!

Fascinação

Sou mais um desses ao redor do mundo, fascinados pelas eleições estadunidenses. Vejam o site do New York Times.
Mundo, mundo... se eu me chamasse Obama! Obama nas alturas? Ou será Hilary nas alturas? Veremos dentro de alguns meses e, definitivamente, até o final do ano.
Falando/teclando sobre New York Times, vale lembrar ao leitor (alguém passou por aqui?) que:
[1] o NYT abriu todo o seu conteúdo a consulta e acesso integral a não assinantes;
[2] foi incluída no site do jornal uma ferramenta que permite o acesso direto ao 'dicionário'. Basta dar um double click em qualquer palavra, de qualquer matéria do jornal, que será aberta sua definição no dicionário, thesauros e enciclopédia. É ótimo para aprender English!
Nãa esqueçam de liberar os pop-ups!